Blog

Categoria UM

Slow Movement e Design: desacelerar para criar

Vivemos em uma sociedade onde tudo, atualmente, precisa ser fast, praticamente instantâneo. Nossa cultura e estilo de vida, infelizmente, incentivam o consumo rápido e o uso e descarte inconsciente. Seguindo no sentido contrário do estilo de vida atual, o Estúdio Grace valoriza a produção atemporal, slow, com essência e consciência, assim como o bem-estar, qualidade de vida e tempo de qualidade.

O que é o Slow Movement?

Esse tipo de movimento é conhecido como Slow Movement, que se traduzido, significa Movimento Lento. O movimento propõe uma mudança cultural para a desaceleração da vida cotidiana e com o tempo, esse princípio “Slow” foi sendo aplicado em outras áreas, como: Slow Food, Slow Cities, Slow Fashion, Slow Aging, Slow School, Slow Travel, Slow Books, Slow Living, Slow Money e Slow Beauty.

No slow movement defende-se que menos é mais. O movimento abraça a ideia de executar cada atividade em seu tempo, conectar-se com o hoje ao invés de pensar no passado ou futuro e focar na qualidade e no bem-estar da saúde física e, principalmente, mental.

Como aplicamos o Slow Movement em nossa forma de trabalho aqui no Estúdio Grace?
  • Trabalhamos com uma agenda restrita – Temos um número limitado de projetos por mês para não nos sobrecarregarmos e mantermos a qualidade e excelência nas criações.
  • Fazemos uso responsável do tempo – Prezamos pela qualidade ao invés de quantidade.
  • Foco único – Desempenhamos um processo e atividade por vez.
  • Criamos de projetos atemporais, duráveis, com essência. Valorizamos o desenvolvimento durável e sustentável ao invés de criações momentâneas que se encaixam nos padrões do momento.
  • Humanização e proximidade – Cuidado e atenção às pessoas de forma personalizada e flexível
  • Respeitamos os ritmos naturais, individuais e sociais, afinal, tudo tem seu tempo.
  • Valorizamos as pausas e momentos de bem-estar.
  • Valorização da simplicidade, da saúde mental e do equilíbrio.
Quando ativar o movimento slow na sua vida?

Embora a modernidade seja regida por um tempo único de produção, ditado pela tecnologia e rapidez, existem formas de repensar o tempo. Algumas mudanças que você pode inserir no seu dia-a-dia são:

  • Cuide do seu tempo: busque por ferramentas que ajudem a otimizar seu tempo, de modo que tenha mais horas para lazer, descanso e dedicação ao que te faz bem. Para isso, estabeleça prioridades.
  • Saiba descansar: respeite seus limites e busque maneiras de aprender a relaxar. Além disso, trabalhe a mente para que ela descanse junto com o corpo. Deixe o trabalho no trabalho e viva o lazer da melhor forma;
  • Foque em você: não terceirize a responsabilidade pelos seus momentos de alegria e de tristeza. Pare, pense e desacelere.
  • Momentos de lazer e de pausa são importantes para o equilíbrio. E o silêncio, para nos conhecermos e nos escutarmos melhor. Com tempo para desacelerar, voltamos para o trabalho com mais energia, clareza e criatividade.

Engana-se quem pensa que aderir a esse movimento é privilégio. O importante é buscar um ponto de equilíbrio ao estipular o ritmo a ser tomado e entender que não se trata de ter tempo ocioso. Se antes o lema era “Tempo é dinheiro”, hoje as pessoas querem mais tempo, mesmo que com menos dinheiro, pois vêm se conscientizando de que a correria desenfreada afeta a saúde e rouba alguns prazeres da vida, que dinheiro nenhum paga. Que tal experimentar aplicar algumas dessas dicas na sua vida?

Seja bem vindo(a)

We are a creative studio focused on building meaningful branding for women

INSTAGRAM

×